Observatório Social de Maringá

        Boa noite,leitores e leitoras!
        Hoje vim contar para vocês algo muito importante que me aconteceu.Tive a oportunidade de ir em uma palestra,juntamente com o pessoal da faculdade,na ACIUB(Associação Comercial e Industrial de Uberlândia).Esta palestra,ou também reunião,foi com o intuito de falar sobre a criação de um Observatório Social aqui em Uberlândia..mas pra começar,você sabe o que é e como funciona um Observatório?Ou melhor especificando..você sabe como funciona o Observatório Social de Maringá?
       O Observatório Social Maringá é um mecanismo para a melhoria da qualidade dos gastos públicos,e a missão principal é proporcionar á sociedade qualidades que promovam a coesão social,por meio da transparência dos gastos públicos,ou seja,evitar que os recursos públicos sejam desviados.Tudo começou quando na cidade de Maringá houve o desvio de 100 MILHÕES DE REAIS,e a partir disso veio a iniciativa de investigar,acompanhar os gastos públicos e ajudar o governo a fazer uma boa aplicação de recursos públicos.
      O Observatório busca um relacionamento com o Ministério Público e Poder Legislativo,e NÃO busca a sua substituição e nem substituir/derrubar governos,mas como já foi dito,o mesmo busca acompanha os gastos públicas e ajudar o governo.E também não trabalha com denúncias e não é uma organização partidária.
        Na palestra foi falado sobre os tributos,e que devemos pagar impostos com satisfação,pois é o único meio de receber uma boa saúde,educação..porém devemos principalmente cobrar o imposto que investimos.Algo que foi citado e muito interessante,é que existe um feirão chamado ''Feirão dos Impostos'' em que as pessoas se conscientizam dos impostos que pagam sobre qualquer mercadoria,e isso já ajuda bastante a pessoa a se interessar em saber para onde e como este dinheiro esta sendo investido.
       Foi citado vários exemplos de como esta organização tem atuado,e quero compartilhar alguns exemplos com vocês:
       Bolsa Família:este é um benefício que beneficia famílias de extrema pobreza,no entanto,ao fiscalizar alguns beneficiados através de uma rede social,chegou se a conclusão que muitos beneficiados não necessitava deste recurso.
       Tenoxicam: este é um medicamento antiinflamatório que custava na base de R$3,58  segundo o governo,e após o observatório fazer uma pesquisa de valores no mercado ficou provado que o preço estava distorcido,e que o preço do medicamento era na verdade R$0,045,incrível a diferença,não é mesmo?
        Restaurante Universitário:este exemplo foi o mais interessante e engraçado que achei,pois é sobre uma obra que estava sendo construída em uma universidade e que foi paga sem ter sido concluída.É,isto mesmo..no edital da obra constava como 100% concluído várias etapas desta construção e imagens mostradas comprovavam que nada tinha sido feito,e além de tudo ainda chegaram a adulterar documentos que constavam o prazo de entrega da obra.A obra estava atrasada porque segundo os funcionários da mesma,eles iam ao banheiro e o barro da obra impedia que eles saíssem de lá,atrasando assim a obra,sem noção isso,não é?Porém foi a justificativa que eles deram.Este caso foi solucionado,assim como os casos citados acima,a empresa contratada para a construção do restaurante esta fora da obra e o restaurante esta prestes a ser concluído.
       Sobre as palestrantes:

    A presidente do Observatório Social de Maringá, Dra. Fábia dos Santos Sacco, é advogada e professora Mestre em Direito Civil e Processual pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Já a vice-presidente Dra. Giuliana Maria Delfino Pinheiro Lenza é procuradora da Fazenda Nacional, ex-procuradora da Universidade Federal de São Carlos, mestre em Direito do Estado pela PUC/SP e especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
        Bom,para finalizar o post de hoje,concluo dizendo que foi uma palestra impressionante e que desejo que os projetos de um Observatório aqui em Uberlândia sejam concluídos  mais breve possível,e que possamos sim,tornar a sociedade cada vez mais organizada.
     

      OBS: uma frase muito interessante que ouvi foi: ''Pensar globalmente e agir localmente.''-Ulrich Beck,e o que entendi foi temos que pensar no mundo,em mudar o mundo,mas temos que começar a mudar onde vivemos. :)

       Beijos da Nau.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário